segunda-feira, 4 de junho de 2012


Este blog é uma homenagem ao compositor carioca CABANA (Silvestre David da Silva) 22/7/1924 18/12/1985

Aqui postaremos fatos históricos de sua carreira, letras de músicas, fotos, depoimentos e muito mais. Sejam bem vindos. Salve o velho poeta Cabana!


Foi integrante da ala de compositores de várias escolas de samba: Portela, Deixa Malhar, União Entre Nós e Unidos do Barão de Petrópolis, entre outras.

Em 1953 inscreveu o Bloco Associação Carnavalesca Beija-Flor na Confederação das Escolas de Samba para o desfile do ano seguinte, passando a se chamar Grêmio Recreativo e Escola de Samba Beija-Flor.

Em 1954, em seu primeiro desfile no Grupo 2, a Beija-Flor desfilou com o samba-enredo de sua autoria: "O caçador de esmeraldas", classificando-se em primeiro lugar e passando para o Grupo 1.
No ano de 1967 compôs "Tal dia é o batizado", samba-enredo com o qual a Portela desfilou nesse mesmo ano, classificando-se em 6º lugar do Grupo 1. Essa música foi gravada por Francinete, na Copacabana Discos. No ano seguinte a Portela voltou a desfilar com samba de sua autoria: "Tronco do Ipê", ficando em 4º lugar do Grupo 1.
Em 1972, em parceria com Norival Reis (Vavá da Portela), compôs "Ilú Aiê (Terra da Vida)", samba-enredo com o qual a Portela classificou-se em 3º lugar do Grupo 1.
Em 1973, voltou a integrar a ala de compositores da Beija-Flor. Neste mesmo ano Martinho da Vila gravou "Nhem, nhem, nhem", parceria de ambos, no LP "A voz do samba".
Em 1985 Beth Carvalho gravou "Não dá pra guardar" (Martinho da Vila e Cabana) no LP "Das bençãos que virão com os novos amanhãs", pela RCA Victor. Sua composição mais conhecida é "Ilú Ayê", considerado um dos mais belos sambas-enredos de todos os tempos gravado por Clara Nunes. Outros intérpretes de sua obra foram Elza Soares, que gravou "Ilu Ayê", composição também interpretada por Mônica Salmaso no CD "Voadeira", lançado em 2001.
No ano de 2002, Eliane Faria regravou "Ilu Ayê" no CD "Clássicos do samba", no qual também participaram D. Ivone Lara , Martinho da Vila, Jamelão e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. O CD foi gravado no espetáculo de igual título, estreado no Teatro Nacional de Brasília para a comemoração do Dia da Cultura (6 de dezembro), tendo sido apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista e ainda, em turnê, no ano de 2002, pela Europa, especialmente na Dinamarca. O lançamento do disco  foi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e contou com as presenças das velhas-guardas da Portela, Mangueira, Império Serrano, Salgueiro e Vila Isabel, Além de Rildo Hora, Francisco Weffort (Ministro da Cultura), intelectuais e artistas.
Em 2004 Carmem Queiroz regravou "Ilú Ayê".
No ano de 2010 sua composição "Você morava lá no morro", foi gravada por Bira da Vila no CD "O Canto da Baixada".
(Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário